terça-feira, 22 de março de 2011

Educação ambiental e desenvolvimento sustentável.


     A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
     E para que isso aconteça contamos com a Educação Ambiental,que é um ramo da educação que tem por objetivo a disseminação do conhecimento sobre ambiente para a sua preservação. Surgiu a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
     A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a origem e a evolução de problemas ambientais.
     Para alcançar o desenvolvimento sustentável devemos antes de tudo,reconhecer que os recursos naturais são finitos e devemos nos preocupar mais com qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário