segunda-feira, 21 de março de 2011

CASA PRÉ-FABRICADA PRODUZ ENERGIA PELAS PAREDES

    As paredes exteriores da Casa Cellophane podem gerar energia, controlar a climatização e prover iluminação natural aos ambientes. Projetada pelo escritório norte-americano KieranTimberlake especialmente para uma exposição no MoMa, em Nova York, a estrutura matriz do projeto pode unir uma vasta gama de materiais disponíveis no mercado, como alumínio, vidro, PET, policarbonato, acrílico e aço - todos com características recicláveis.
    O NextGen SmartWrapTM, como foi batizado o material das paredes externas, foi desenvolvido pela própria KieranTimberlake e é composto por uma camada transparente de PET (mesmo material das garrafas de refrigerante) laminada com uma fina camada de células fotovoltaicas.
     Assim, a luz do sol penetra pela estrutura transparente ao mesmo tempo em que os painéis fotovoltaicos captam a energia solar - característica que permite o funcionamento da casa independentemente da rede pública. Uma camada interna de 3M e filme bloqueador de raios UV fazem com que a luz do dia também possa ser aproveitada quando está inativa. Há ainda uma cavidade entre as duas camadas que armazena calor durante o inverno, e garante ventilação durante o verão, reduzindo a quantidade de energia necessária para esfriar a casa.
     A residência se destaca pelo uso de uma moldura estrutural de alumínio como matriz do projeto, onde os outros elementos pré-fabricados são encaixados e unidos por conexões aparafusadas, em vez de solda ou cola. Dessa forma, a casa torna-se um objeto de fácil modificação - o que presume desmontagem, e não demolição, ao final de sua vida."Como desenhamos a casa sem ter um lugar, pudemos especular sobre customização em massa", afirma o arquiteto James Timberlake, sócio do escritório. Segundo os arquitetos, o protótipo é uma provocação para pensar o modo como se deve viver e construir em um futuro não tão distante.

Fonte: Revista Arquitetura e Urbanismo (AU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário